All for Joomla All for Webmasters
Atendimento personalizado ao cliente
contato@peratur.com.br
+55 12 3642-2922

Lapônia (Noruega & Finlândia) – 09 a 20 de Março 2019

Com acompanhamento do Marcos Brotto – O experiente caçador de Auroras Boreais

Nossa expedição terá Tromso como porta de entrada, cidade universitária com infraestrutura completa para receber os visitantes, e considerada a capital da Aurora Boreal pela sua localização e frequência com que este fenômeno é observado. Durante o dia, percorreremos as lindas estradas da região em meio a paisagens únicas de inverno, sua rica fauna e as mais diferentes experiências nórdicas, desde a gastronomia até as atividades esportivas características da região.

A natureza direcionará o nosso caminho e tempo da viagem, podendo provocar algumas surpresas no roteiro para que as chances de observação da “dama da noite” sejam maximizadas. Além da região de Tromso, poderemos conhecer outras belas regiões do norte da Noruega, como Lyngen, Sommaroy, Senja, entre outras. Nossa segunda base será na região de Kilpisjarvi, de onde sairemos para a nossa “caçada” à Dama da Noite.

As paisagens nevadas, lagos congelados, atmosfera lúdica e as luzes do norte dançando no céu serão a nossa companhia durante a nossa estada nessa região. Passaremos por estradas congeladas, veremos as renas procurando seu alimento e os tradicionais huskies puxando os trenós. Uma experiência para a vida junto do caçador de aurora Marco Brotto, com segurança, responsabilidade e toda a estrutura necessária.

Chegou a hora de realizar esse sonho!

A Aurora Boreal é um fenômeno global que ocorre predominantemente em ambas as regiões polares, norte (aurora boreal) e sul (aurora australis). O sol, em toda sua magnitude, envia para a Terra materiais por meio dos ventos solares. Isso é contínuo, ou seja, o sol não pára de enviar estes materiais em nenhum momento. Mas que materiais são esses?

São chamados de ‘plasma solar’ e são formados por prótons, elétrons e neutrinos. É energia pura! Já os ventos que formam a Aurora Boreal são frutos de explosões, rompimento de filamentos ou de movimentações da coroa solar devido à rotação do sol.

Para que seja possível observar a Aurora Boreal, é necessário que tenhamos céu escuro, sem nuvens e, claro, atividade solar. É preciso que ocorra um certo nível de atividade para que seja possível avistar o fenômeno a olho nú, caso contrário as luzes serão captadas somente pelas lentes das câmeras em uma longa exposição.

O QUE É A “CAÇADA” A AURORA BOREAL?

Quando procuramos por pacotes de viagem com aurora boreal, encontramos facilmente na internet muitas opções de roteiros “plastificados” em grandes excursões. Durante estas viagens, o turista é normalmente levado até algum chalé, a uma distância não muito grande da cidade, para esperar pela aurora boreal. Desta forma, o turista tem uma estrutura confortável mas precisa contar com uma boa dose de sorte para que alguns fatores combinados aconteçam naquele momento e ele consiga observar as luzes, como atividade solar suficiente e céu limpo, entre outros.

A caçada a aurora boreal é mais emocionante e aumenta consideravelmente as chances de visualização do fenômeno pelos seguintes motivos:

* Contamos com a presença de um especialista no assunto, Marco Brotto, com anos de experiência e que analisa os mais diversos gráficos e índices para estimar de forma mais eficiente o local ideal para observarmos a aurora;

* Contamos com estrutura de transporte a disposição para os deslocamentos necessários em busca do local ideal para a observação do fenômeno a cada dia, ou seja, sem ficarmos parados em determinado local;

* A busca pelo fenômeno torna a viagem mais emocionante, com uma pitada de aventura, além da possibilidade de conhecermos novos locais e buscando diferentes cenários para compor as fotografias, por exemplo.

Obs.: fotografar a aurora boreal exige equipamento específico (checar lista ao final da proposta) e certo nível de conhecimento em fotografia noturna. O Marco pode perfeitamente orientar todos os participantes da viagem, bem como fotografar o grupo, enviando posteriormente um arquivo com fotos.

 

ROTEIRO DETALHADO:

DIA 1 – 09 DE MARÇO – Brasil / Noruega
EMBARQUE NO AEROPORTO DE GUARULHOS com destino a Noruega.

DIA 2 – TROMSO

Chegada ao aeroporto de Tromso. Recepção e traslado ao hotel para check-in, jantar (1) e pernoite. Tromso encontra-se a 350 km norte do Círculo Ártico e é a maior cidade na Região Norte da Noruega. A cidade é destino popular para viajantes em busca do fenômeno da Aurora Boreal, que acontece num período que estende-se de setembro até março. A presença humana na região remonta a milhares de anos, embora a cidade tenha sido fundada cerca de 200 anos atrás. Tromso tornou-se um centro de comércio de peles na região do Ártico e, já no início do século XX, era o local de partida de grandes expedições rumo ao Ártico. Por esta razão, ganhou o título de: “A Porta de Entrada para o Ártico”. Se as condições forem as ideais, poderemos visualizar a Aurora Boreal numa simples caminhada pela cidade.

DIA 3 – TROMSO – DOG SLEDDING + CAÇADA A AURORA BOREAL

Café da manhã no hotel; em horário determinado nos reuniremos com o caçador de auroras Marco Brotto para um briefing detalhado sobre o dia a dia da nossa expedição. Poderemos tirar as últimas dúvidas enquanto experimentamos nossas roupas especiais para temperaturas de até -40ºC (*). No início da tarde, partiremos para um passeio de dog sledding, o trenó puxado pelos cachorros. Esta é uma tradição muito antiga na região e também um esporte de inverno levado a sério nos países nórdicos, pois os cães são treinados desde filhotes e muitos deles são premiados. De lá, partiremos para a nossa primeira caçada a Aurora Boreal, de acordo com as condições climáticas e orientações do nosso especialista. Contemplar as luzes do norte é uma experiência única que levamos para o resto da vida. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 4 – TROMSO – CRUZEIRO PELOS FIORDES + CAÇADA A AURORA BOREAL

Café da manhã no hotel, em seguida, partiremos para um espetacular cruzeiro pelos fiordes da região de Tromso. Com um pouco de sorte, poderemos avistar as baleias que habitam as redondezas nessa época do ano. O mar tem sido fundamental na vida dos moradores do norte da Noruega por várias gerações e a bordo do nosso confortável cruzeiro teremos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história da região, enquanto contemplamos as maravilhosas montanhas e fiordes ao nosso redor. Almoço(1). Retorno ao hotel com parte da tarde livre até a nossa saída noturna para caçada a Aurora Boreal. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 5 – TROMSO – EXPERIÊNCIA SÁMI + CAÇADA A AURORA BOREAL

Café da manhã no hotel. Parte desta manhã será livre para descanso e atividades individuais. A tarde, iremos ao encontro de um dos animais mais emblemáticos da Lapônia: as renas, esses simpáticos animais que foram grandes parceiros do povo lapão (ou sami) nestas terras durante séculos. Teremos a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura do povo sami, bem como fotografar e também ajudar a alimentar as renas. Almoço(2). Dentro das tradicionais cabanas da Lapônia, acenderemos uma fogueira e ouviremos algumas histórias curiosas sobre uma das regiões mais inóspitas do mundo. A noite, teremos mais uma caçada com chances de visualização da Aurora Boreal. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 6 – TROMSO – CABLE CAR + CAÇADA A AURORA BOREAL

Café da manhã no hotel. Manhã livre para descanso e atividades individuais. O almoço(3) de hoje será no alto de uma montanha com vista panorâmica de Tromso. Para chegar até lá, vamos subir de teleférico, proporcionando belas fotos como recordação da cidade. Tarde livre para compras ou outras atividades até a nossa última saída para caçada a Aurora Boreal a partir de Tromso. Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 7 – TROMSO – KILPISJARVI + CAÇADA A AURORA BOREAL

Café da manhã no hotel. Manhã livre para descanso até o horário do check-out. Saída em direção a Kilpisjarvi, na Finlândia, que será a nossa nova base pelas próximas duas noites. Durante a viagem faremos algumas paradas no caminho para almoço(4) e fotografar as belas paisagens antes de chegarmos ao nosso destino final. Em Kilpis, ficaremos hospedados em confortável hotel, onde poderemos ter uma experiência típica da Lapônia. À noite, jantar (2) e dependendo das condições, poderemos visualizar a aurora boreal da própria região do hotel ou fazer uma saída em busca das luzes, sempre com a supervisão de Marco Brotto. Pernoite.

DIA 8 – KILPISJARVI – SNOWMOBILE + CAÇADA A AURORA BOREAL

Café da manhã no hotel. Durante o dia, faremos um passeio de snowmobile, a moto da neve tradicionalmente utilizada para o transporte através de neve profunda, onde veículos convencionais não conseguem trafegar. Vamos explorar o lago congelado, aproveitando as paisagens nevadas. Almoço (5) Além do passeio de snowmobile, podemos brincar na neve, fotografar e contemplar a imensidão da natureza. A noite, após jantar(3) faremos a nossa última caçada da nossa programação a Aurora Boreal em busca de um dos mais incríveis fenômenos da natureza.

Retorno ao hotel e pernoite.

DIA 9 – KILPISJARVI – TROMSO

Café da manhã no hotel. Manhã livre até o horário do check-out. Hoje retornaremos a Tromso, onde podemos organizar um happy hour de confraternização em algum dos tradicionais bares/restaurantes da região portuária da cidade. Apesar das luzes da cidade, caso a atividade da aurora esteja boa e o céu sem nuvens, poderemos brindar mais uma noite na companhia da aurora boreal. Hospedagem e jantar (4).

DIA 10 – TROMSO – EMBARQUE OSLO

Café da manhã no hotel. De acordo com o horário do voo, traslado até o aeroporto, para embarque com destino a OSLO. Transfer City tour e hospedagem, restante do dia e noite livre.

DIA 11 – OSLO

Café da manhã no hotel, dia livre até o horário do transfer para embarque com destino a Londres, com conexão para o Brasil.

DIA 12 – BRASIL

Desembarque no Aeroporto de Guarulhos, após tramites alfandegários, 1 hora de tempo livre para as ultimas compras no DUTY FREE, recepção da Equipe da Peratur.

FIM DOS SERVIÇOS

INCLUÍDO EM NOSSA PROGRAMAÇÃO:
• 08 noites de hospedagem em apto duplo;
• Café da manhã durante a hospedagem;
• 4 JANTARES conforme mencionado no roteiro;
• 5 ALMOÇOS conforme mencionado no roteiro;
• Transporte por empresa local credenciada pelo governo;
• Serviço privativo ao grupo durante passeios, e entre cidades;
• Serviço privativo nas saídas para observação da Aurora Boreal conforme roteiro;
• Traslados de chegada e saída em Tromso;
• Passeios com entradas ao Sámi Experience,
• Passeios de Snowmobile,
• Passeios de Cable Car,
• Passeios de Dog Sledding;
• Cruzeiro pelos fiordes da região da Tromso
• Acompanhamento do especialista e caçador de auroras Marco Brotto;
• Acompanhamento de coordenador operacional da Operadora do Programa;
• Acompanhamento da Fátima Pera durante todo o roteiro;
• Instruções para fotografar a Aurora Boreal;
• Seguro viagem.
Não INCLUI:
• Passagens aéreas e taxas aeroportuárias;
• Early check-in e Late check-out;
• (*) Aluguel opcional de roupas de inverno;
• Refeições não mencionadas e bebidas durante as refeições;
• Equipamento fotográfico;
• Despesas pessoais e gorjetas.

OBSERVAÇÕES:

* Para esta viagem, brasileiros necessitam de passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da entrada na Noruega;

* Por se tratar de um fenômeno natural, não podemos garantir a visualização da aurora boreal durante a viagem. No entanto, tudo foi planejado para maximizar as chances;

* O roteiro previsto pode sofrer alterações durante a viagem devido às condições climáticas e/ou se o guia responsável considerar necessário, incluindo deslocamentos mais longos e de madrugada com o objetivo de observar as luzes do norte.

Por motivos técnicos e ou operacionais, o roteiro poderá sofrer alterações, porém garantida a qualidade do programa. Valores e demais condições sujeitas a alteração sem prévio aviso.

 

EXTENSÃO OPCIONAL – ISLÂNDIA

Localizada no alto do mapa-mundi, uma terra de bravos, e construída por navegadores-guerreiros: a Islândia possui história rica e fascinante. A segunda maior ilha europeia (depois da Grã-Bretanha), foi descoberta por navegadores escandinavos no século IX. Povoada por esses vikings, a ilha serviu de trampolim para a exploração de novas terras a oeste, como Groenlândia e, posteriormente, terras que hoje pertencem ao Canadá e, talvez, ao Estados Unidos.

A Islândia e as pequenas ilhas que a circulam — como Surtsey — brotaram do mar por força da poderosa atividade vulcânica que as estremecem constantemente. É exatamente esse movimentado ciclo geológico que move a espetacularmente inóspita e selvagem paisagem do país. Mais de 170 piscinas geotérmicas, geleiras, lagos, a bela cascata de Gulfoss e o Parque Nacional Þingvellir (Thingvellir) estão entre as principais atrações, um paraíso para quem curte atividades ao ar-livre e belos panoramas.

Já a capital Reykjavik é ao mesmo tempo calma, bucólica até, mas possui uma vida social e noturna bem agitada, típica das cidades de raiz nórdica. Na hora de comer, além de muitas receitas a base de cordeiro e pescados, como o onipresente bacalhau, poderemos encontrar alguns pratos feitos com carne de baleia. Sim, por questões tanto comerciais como culturais, os islandeses continuam caçando cetáceos para sua alimentação. Carnes embutidas e defumadas, além de alguns queijos, são fontes de proteína importantes que hoje transformam-se em verdadeira delícias culinárias.

Viajar pela Islândia é, a cada curva da estrada, se deparar com uma paisagem inusitada, impressionante e única. São geleiras, fiordes, gêiseres, imponentes cachoeiras, lagos azuis de águas quentes, cavernas de gelo, praias de areias negras e diversas formações rochosas.

 

ROTEIRO DE EXTENSÃO – ISLÂNDIA

6 dias / 5 noites    Reykjavik – Vik – Jokulsarlon – Golden Circle – Blue Lagoon

Legenda:   (C) Café da manhã

 

DIA 1: CHEGADA A REYKJAVIK

Chegada a Reykjavik e traslado privativo para o hotel. Check-in e restante do dia livre.

 

DIA 2: VIK (C)

Sairemos em direção ao sul rumo a Vik. Na chegada visitaremos as praias de areias negras de Dyrhólaey e Reynisfjara. Também visitaremos as famosas cachoeiras da região, com destaque para a conhecida Skógafoss e sua enorme queda d’água – uma das maiores da região. No fim da tarde retorno para Reykjavik.

 

DIA 3: VIK – JOKULSARLON (C)

Café da manhã e seguimos em direção a Jokulsarlon. A região famosa por sua grande geleira Vatnajökull. A lagoa Jokulsarlon formada pela água que derrete do glaciar e repleta de icebergs é um dos principais atrativos da região. Visitaremos ainda a praia dos icebergs, onde veremos enormes pedaços de gelo a beira mar.

 

DIA 4: GOLDEN CIRCLE (C)

Café da manhã e no retorno a Reikjavik visitaremos a costa sul da Islândia, percorrendo os pontos turísticos mais icônicos da região e algumas paradas importantes para visitarmos uma combinação de maravilhas naturais e históricas. A maravilhosa cachoeira Gullfoss (“Cachoeira Dourada” em islandês), os Gêiseres em atividade expelindo vapores d’agua, o Parque Nacional de Þingvellir (Thingvellir), local onde foi fundado o parlamento Viking na Ilha com mais de 1000 anos de história, entre outros locais, poderão ser visitados. Retornaremos para Reykjavik no final da tarde.

 

DIA 5: BLUE LAGOON (C)

Hoje visitaremos a famosa Blue Lagoon, parada obrigatória numa viagem à Islândia. Esta é uma bela oportunidade de experimentar uma das mais populares atividades dos islandeses que, quando estão de férias ou aos fins de semana, costumam levar a família para banhar-se nas águas aquecidas naturalmente (38ºC) dessa enorme lagoa. Além de muito bonita, a Blue Lagoon é um Spa de alta qualidade, onde é possível fazer diversos tipos de tratamentos. Também há um bar dentro da água onde poderemos tomar uma bebida e relaxar numa ótima oportunidade para encerrar a viagem com chave de ouro.

 

DIA 6: EMBARQUE (C)

Café da manhã e dia livre até horário do traslado privativo para o aeroporto de Reykjavik.

 

FIM DOS SERVIÇOS

 

HOSPEDAGEM:

Reykjavik:

Grand Hotel Reykjavik (Superior)

Vik:

Vik Iceland Hotel (Standard)

Jokulsarlon:

Foss Glacier Laggon Hotel (Standard)

Blue Lagoon: Silica Hotel (King Deluxe

INCLUI:

5 noites de hospedagem com café da manhã

Traslados privativos entre aeroporto e hotel

Passeios privativos com entradas e guia em inglês

Acompanhamento de um coordenador operacional da Sofar

Seguro viagem April – Max 60 Mundo

 

 

NÃO INCLUI:

  • Early check-in e late check-out
  • Parte aérea entre Tromso e Reykjavík
  • Refeições não mencionadas como inclusas
  • Despesas de caráter pessoal e gorjetas

 

Por motivos técnicos e ou operacionais, o roteiro poderá sofrer alterações,  porém garantida a qualidade do programa.  Valores e demais condições sujeitas a alteração sem prévio aviso.